segunda-feira, 9 de abril de 2007

A saga do escritor ou A morte da consciência

Ele pegou sua caneta e disse aos seus seguidores que superassem os outros homens. Eles se armaram de facas e foices, violentaram as mulheres, mataram homens, machucaram crianças e fizeram prisioneiros.
- Mas não foi isso o que eu quis dizer – lamentou.
- Você não pode ensiná-los a ouvir - respondeu ela de dentro da sua cabeça.
Então chamou-os novamente. Pediu que refletissem. Sugeriu que se imaginassem em situação semelhante à dos prisioneiros. Eles imaginaram e mutilaram os prisioneiros antes que esses tivessem a oportunidade de dar um troco à altura.
- Não era isso o que eu queria - disse ele.
- Você não pode mostrar a eles como pensar - ela explicou.
Desesperado, ele entregou a eles todos os livros do mundo. Selecionou as páginas mais preciosas e grifou passagens que poderiam lhes ser úteis Mas eles usaram os livros de combustível para uma grande fogueira e nela queimaram os corpos dos prisioneiros. O cheiro das letras mortas impregnou o ar, o pó das mentes queimadas tomou toda a Terra.
- Nunca planejei semelhante espetáculo - ele bradava angustiado.
- Não cabe a você fazer com que entendam – a voz dela ecoou pelo seu cérebro.
Decidiu então reuni-los para lhes ensinar sobre as coisas. Contou-lhes o significado de tudo e exemplificou os ensinamentos mostrando onde haviam errado. Eles aprenderam, mas se sentiram tão culpados que se jogaram na fogueira. O fogo que consumiu as letras e mentes, devorou também o último facho de esperança.
- Mas eu dei a eles tudo o que precisavam na vida.
- Mas você não pode ensiná-los a viver.
Ele então tirou a caneta do papel, virou-a com a ponta para a frente, empunhou-a como uma arma letal e saiu à caça de vítimas. Ela foi sua primeira.

4 comentários:

Leo Naressi disse...

Opa, peraí caceta. Seria o escritor um anti-herói disfarçado? ou então um "murphy" que dita as leis para os personagens?

Aliás, e a revolta do personagem?
PS:Já assistiu "Stranger than fiction"? ;)

Carol Rosa disse...

Anti-herói indisfarçado. "Aaaaah, então vcs não querem que eu escreva coisa boa? Beleza...peraí que eu viro redaor publicitário/jornalista vendido/escritor de auto-ajuda...e dá-lhe canetada cú acima!! Aueee

Entonces...não achei cinema onde estivesse passando...tinha?

Dannilo M. disse...

arrasou! AMEIIII o textooo!! lindo!!

vc é foda!!
Bjaoooooooo

Fernanda Berdú disse...

Muitoooo bom!!!
Parabéns viu!